quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Falando de saude: Escoliose

       A escoliose é um problema caracterizado por um desvio da coluna vertebral (atinge principalmente o publico feminino), geralmente formando um "S". Pode ter varias origens, e ocorrer em qualquer idade, ela é uma doença do crescimento podendo acometer desde uma criança em seu primeiro ano de vida ate os idosos que já possuem a maturidade óssea.
     

Como saber se tenho escoliose?
       A época mais fácil pra se saber é no inicio da adolescência, com um teste simples, colocando a criança de pé em posição relaxada com os braços ao longo do corpo, pedindo que ela vai se inclinando para frente, enato é possível se ver se tem um lado mais alto que o outro. alem disso sutis diferenças na altura dos ombros, canelas (quando a pessoa esta deitada), um glúteo mais levantado que o outro. geralmente a escoliose não dói, pode causar desconfortos se a pessoa permanecer na mesma posição por muito tempo.
       
Tratamentos
       Deve ser feito por fisioterapeutas ou ortopedistas (depende do tipo e da gravidade), apos comprovação medica, as vezes também se recorre a coletes corretores de postura e em casos mais extremos ao tratamento cirúrgico.
       A escoliose é uma lesão de mais difícil tratamento, a variação de progressão do quadro de cada curva vertebral em cada idade e pessoa, Torna esta afecção muito complexa. Sendo assim o tratamento de cada paciente é completamente diferente de outro.
       O tratamento mais eficaz sera longo e global, o medico/fisioterapeuta deve conhecer bem seu paciente, para poder desenvolver um tratamento que lhe permita maior mobilidade e resultados positivos da forma mais permanente possível. Por isso o dialogo é muito importante, o profissional fara um tratamento melhor se souber por exemplo as posições de trabalho da pessoa, como seu corpo esta acostumado a ficar, ou atividades que ela costume fazer com frequência, ou seja, se ela souber um pouco de seus hábitos.
       Por outro lado, o paciente deve ter consciência de que o tratamento depende principalmente de como ele agirá fora do consultório, não adianta tratar se fora da clinica você continuar a usar seu corpo de forma errada.
       O tratamento visa apenas evitar a progressão dos desvios, pois dificilmente é possível se "concertar" os osso no lugar. Ele vai ajudar a usar o corpo de forma mais adequada visando que o problema não se agrave, pois uma escoliose pode se transformar em uma hernia de disco... e se isso acontecer, o tratamento geralmente é cirúrgico, e as dores são intensas muitas vezes chegam ao ponto de impedir os movimentos.

      Eu tenho escoliose, provavelmente a vários anos, tive diagnostico a poucos meses e já iniciei tratamento fisioterápico. Não sei dizer em que estagio descobri, só sei que doía muito.. rsrsrs. 
Agora a dor já reduziu bastante, vez ou outra ainda tenho picos, mas estão mais esporádicos, estou aos poucos mudando minhas rotinas, e tomando consciência dos meus movimentos. Com a ajuda da minha fisioterapeuta, que é muito legal e competente, estou melhorando a cada semana. Espero estar completamente sem dores ate o fim do ano, para poder desta vez dizer "ano novo, vida nova".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários me fariam muito feliz =)