domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ouvir e não somente Escutar.



OBS: cada um usa ouvir/escutar da forma que prefere, mas o sentido é o mesmo. Ex: Ouvir não é somente escutar./ Escutar não é somente ouvir.

   Todo mundo quer ser escutado. Mas lembre-se, ouvir não é ficar calado no final. É dialogar sobre tudo que você acabou de ouvir e não começar outro assunto como se não tivesse ouvido uma palavra. Assim, você mostra que se interessa pela outra pessoa, pelos seus gostos, opiniões e ideias. Você a valoriza.

   Dialogar é a base para bons relacionamentos. Peça detalhes, pergunte, escute. Caso contrário, quem não sabe conversar ou só fala sobre si, se torna vazio, egoísta, fútil e solitário.
Mais importante do que saber perguntar é saber escutar a resposta. Escutar é mais do que ouvir.

   É a escuta que nos leva ao mundo. E é a escuta que nos leva ao outro. Quando não escutamos, nos tornamos solitários, mesmo que estejamos no meio de uma multidão, falando sem parar. Condenamo-nos não à solidão necessária para elaborar a vida, mas à solidão que massacra, por que não faz conexão com nada. Não escutamos nem somos escutados. Somos planetas fechados.

   Basta observar. As pessoas não querem escutar, só querem falar. Classifica-se cinco tipos básicos de surdos:

1.Há aqueles que só falam e pronto. Emendam um assunto no outro. Fico prestando atenção para detectar quando respiram e não consigo.


*2.Existem aqueles que falam e falam e, de repente, percebem que deveriam perguntar alguma coisa a você, por educação. Perguntam. Mas quando você está abrindo a boca para responder, já enveredaram para mais algum aspecto sobre o único tema fascinante que conhecem: eles mesmos.


3.Há aqueles que fingem ouvir o que você está dizendo. Você consegue responder. Mas, quando coloca o primeiro ponto final, percebe que não escutaram uma palavra. De imediato, eles retomam do ponto em que haviam parado. E não há nenhuma conexão entre o que você acabou de dizer e o que eles começaram a falar.

4.Existem aqueles que ouvem o que você diz, mas apenas para mostrar em seguida que já haviam pensado nisso ou que sabem mais do que você, o que é só mais um jeito de não escutar.

5.Há ainda os que só ouvem o que você está dizendo para rapidamente reagir. Enquanto você fala, eles estão vasculhando o cérebro em busca de argumentos para demolir os seus e vencer a discussão. Gostam de ganhar. Para eles, qualquer conversa é um jogo em que devem sempre sair vitoriosos. E o outro de preferência, massacrado. Só conhecem uma verdade, a sua. E não aprendem nada, por acreditarem que
ninguém está à altura de lhes ensinar algo.

   Vivemos em um mundo de faladores compulsivos. Compulsivos e auto-referentes. Mais da metade das pessoas só fala sobre si mesmas. Seu mundo torna-se, portanto, muito restrito. E muito chato.

   Saber ouvir leva tempo, prática e paciência. É uma arte que mantém vivos o respeito, a afeição, a amizade, o sentimento de confiança que o outro deposita em nós. Faz com que nossos clientes, colegas de trabalho, filhos, cônjuges e namorados, sintam-se como pessoas importantes, interessantes e amigos privilegiados. 


  Assuma, hoje mesmo, um compromisso de falar menos e ouvir melhor.





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